Biofísica da audição - bioacústica
Objetivos de Aprendizagem Ao final desta unidade você será capaz de: * Entender como se processa o som; * Compreender o funcionamento do sistema auditivo segundo a biofísica; * Entender como as frequências diferentes são captadas; Entender como a energia pode ser transmitida através do sistema auditivo. Baseado no que você leu durante o estudo desta unidade, responda às seguintes questões. 1. A orelha média é considerada um transformador mecânico porque transforma energia vibratória aérea em energia vibratória no meio líquido graças a dois mecanismos. Um deles é o efeito de área, também conhecido como relação hidráulica ou relação de área. No caso de uma perfuração da membrana timpânica, em que sua área de vibração é reduzida, ocorre uma perda auditiva. Baseando-se nos princípios biofísicos do efeito de área, o que justifica a perda auditiva ocasionada por perfuração de membrana timpânica?
R.: Se a perfuração for causada por evento súbito, por exemplo, uma explosão de fogos de artifício próximo ao ouvido, a perda auditiva pode ser grande e também pode ocorrer “tinitus”, ou seja a pessoa passa a escutar barulhos de “campainha” no ouvido. Geralmente estes sintomas são temporários, mas uma avaliação completa com otorrinolaringologista deve ser realizada.
2. Na biofísica da audição, qual a função da orelha interna?
R.: A função do ouvido interno é de transformar a energia da onda de compressão dentro do fluido em impulsos nervosos que podem ser transmitidos ao cérebro.
UNIDADE 4 - MÉTODOS BIOFÍSICOS DE SEPARAÇÃO
Objetivos de Aprendizagem Ao final desta unidade você será capaz de: * Separar biomoléculas; * Identificar biomoléculas; * Analisar géis de eletroforese; * Diferenciar os tipos de métodos biofísicos de separação. Baseado no que você leu durante o estudo desta unidade, responda à seguinte questão. Considere os métodos