Pâncreas
1- Quais são os tipos de Hipersensibilidade e quando elas acontecem? Em quais manifestações clínicas?
R: Tipo 1, ou imediata; ocorre quando antígenos inócuos entram no organismo, então a resposta do sistema é dirigida da IgE a qual liberta mediadores como histamina que produz uma reação inflamatória aguda, com sintomas como asma e renite. Tipo 2, ou citotóxicas; ocorre com o envolvimento do anticorpo dependente com o antígeno próprio da célula do individuo ou um antígeno estranho e o conduz a fagocitose. Tipo 3: ou complexo imuno-mediata; ocorre quando são formados complexos em grande quantidade ou quando estes não podem ser removidos adequadamente pelo sistema reticulo endotelial levando a reação do tipo doença do soro. Um exemplo artrite reumatoide. Tipo 4: mediadas por células ou retardadas; quando o antígeno, por exemplo, o bacilo da tuberculose, aprisionado num macrófago, não pode ser eliminado. Os linfócitos T são então estimulados a liberar linfocinas as quais são mediadoras de uma série de respostas inflamatórias.
2- Quais as funções do sistema complemento?
R: É outro componente do sistema imunológico, identificar e destruir invasores, aumenta a fagocitose, remoção de complexos imunes, respostas locais inflamatórias, recrutar e ativar células como polimorfonucleares e macrófagos.
3- Quais são as vias do complemento, e suas principais proteínas funcionais?
R: Via Clássica (depende de anticorpo); Alguns dos produtos da via clássica têm atividades biológicas potentes que contribuem para as defesas do hospedeiro. Alguns desses produtos também têm efeitos detrimentais se produzidos de maneira não regulada. Via Alternativa (Propendia ); começa com a ativação de C3 e requer Fatores B e D e cátions Mg++ , todos presentes no soro normal. Via da Lectina ( Manose ); é muito similar à via clássica. Ela é iniciada pela ligação da lectina ligadora a manose (MBL) a superfícies bacterianas com polissacarídeos