Momento pedagogico
Quando entramos na faculdade uma das maiores dificuldades que encontramos é ter o tempo necessário para estudar, ainda quando temos uma rotina de trabalho de 8h por dia. Por isso é de grande importância reorganizar nossas vidas de uma forma que nos sobre tempo para frequentar as aulas do curso e depois rever a matéria da aula, para que no período das provas não fiquemos sobrecarregados.
• PARA DESCOBRIR TEMPO
É difícil encontrar tempo extra para estudar, mas se usarmos uma maneira pratica e organizada de colocar os afazeres da semana seguido de seus horários em um papel, podemos encontrar algumas brechas de pelo menos 10 min. Vejamos:
ACORDAR 7:30
TOMAR BANHO E TOMAR CAFÉ 7:30 – 8:10
PEGAR O ONIBUS 8:30
Obs : Se fizermos essa tabela durante o dia todo descobrimos períodos entre um afazer ou outro que podemos criar o abito da leitura.
Evidente que períodos de 10 e 20 minutos por dia reservados para o estudo pouco ou nada servirá para quem não conhece detalhes sobre leitura, revisão e fichamento; diferente da pessoa que souber ler e colocar isso em pratica. É necessário desenvolver técnicas para tornar qualquer tempo produtivo.
• PROGRAMAR A UTILIZAÇÃO DO TEMPO
Depois de descobrir tempo para estudar, devemos determinar o quê estudar em cada horário, embora em algumas circunstâncias se altere esse planejamento.
Essa programação evita, adiamentos e principalmente a perda ou a má utilização do tempo reservado para estudo. Não podemos estudar apenas o que mais nos agrada e sim todo o conteúdo do curso dando um foco maior paro nossas dificuldades.
O estudo se divide em 3 partes: preparação para aula, revisão da aula e revisões para provas e exames.
• HORÁRIO DE PREPARAÇÃO PARA A AULA
O estudante deve ter em mãos seu material de trabalho e ler previamente a matéria que será desenvolvida durante a aula, facilitando assim a eficiência no trabalho; eficiência que na qual permitirá que o aluno marque duvidas que vão surgindo