Economia
O principal objectivo dos produtores quando oferecem os seus produtos é o de maximizarem os seus lucros. É portanto, natural que quanto mais elevado o preço, maior será a quantidade que os produtores querem vender. Pelo contrário, quanto mais baixo é o preço, menor a quantidade de produtos que as empresas querem vender.
Além do preço, outro importante determinante da oferta são os custos de produção. Quando os custos de produção baixam, torna-se mais lucrativo produzir mais pelo que a oferta aumenta. Os principais factores que determinam os custos de produção são os custos dos factores produtivos e a tecnologia: quanto maior for o preço das matérias primas, da energia, dos equipamentos ou do trabalho, maior serão os custos de produção; por outro lado, quanto melhor forem as técnicas de produção e os processos tecnológicos mais eficiente será a produção e, portanto, menores serão os custos de produção.
Como determinante da oferta destacam-se ainda algumas influências específicas como sejam as condições meteorológicas que influenciam a agricultura, as pescas ou o turismo. As políticas governamentais, tais como as políticas de regulamentação ambiental a política fiscal, entre outras, que podem afectar os custos de produção e assim influenciar a oferta.
A oferta está relacionada ao custo de produção e este à tecnologia de produção e aos preços dos fatores empregados na produção.Amais longo prazo, relaciona-se às economias e deseconomias de escala. Evidencia, portanto, o comportamento dos produtoresemsuas decisões do que, quanto e como produzir. Atecnologia é uma relação entre o produto obtido e os fatores produtivos empregados. Já,umaevolução tecnológica significaumaumento de produtividade e, conseqüentemente, uma redução do custo unitário de produção (o custo médio). Os preços de compra dos fatores guardam uma relação direta com o custo de produção, mostrando a significativa importância de uma adequada logística de suprimento desses