Sinopse do filme A guerra do fogo
Ética e Filosofia
SINOPSE DO FILME A GUERRA DO FOGO
O filme relata o homem na pré-história, aproximadamente 400mil anos (domínio do fogo) e o seu percurso de transformação. Onde um grupo/tribo utiliza de uma pequena fonte de fogo adquirida por raios para se aquecer, se proteger e o preparo de seus alimentos. No decorrer da história eles estão numa constante conquista do fogo, pois eles ainda não tinham o domínio.
Quando eles estavam reunidos são atacados por outro grupo, provavelmente mais primitivos, fugindo para o pântano, um lugar muito húmido, tenta reavivar a brasa. Sendo assim três deles são escolhidos através de um senso entre eles. Estes saem em busca de fogo para todo o grupo.
No decorrer do filme, mostra o estado de natureza, segundo Hobbes que é a violência, este estado da alma ainda no inicio da idade da pedra, equivale ao estado de guerra onde cada ser humano age com violência contra os outros para comer, reproduzir enfim sobreviver. Um dos exemplos do filme para a sobrevivência é quando os três se deparam com um tigre dentes de sabre e todos correm para uma pequena arvore um empurrando o outro para não ser comido pelo animal. Outra cena de estado de natureza deles é a luta pelo alimento que novamente encontra-se encima da arvore e um deles comendo ovos de pássaro brigam por causa do alimento. Assim após dias andando e lutando para sobreviver, eles encontram um outro grupo (homo erectus), canibais que estavam com mulheres amaradas, possivelmente de um outro grupo mais desenvolvido que eles.
No filme também aparece uma cena, onde mostra os primórdios da domesticação. Em seu percurso encontram uma pequena casa abandonada que dentro dela tem-se objetos de cerâmicas, aparentemente de um grupo de cultura bem mais elevada. Adiante encontram o grupo da moça que eles tinham salvado, estes tinham hábitos diferentes e o principal, o domínio do fogo. Assim um deles aprende como fazer fogo, fogem de volta para o