PWM
O objetivo desse relatório é calcular e medir através do uso de um osciloscópio a frequência do PWM (Pulse Width Modulation – Modulação da Largura do Pulso) aplicado a uma carga, lâmpada.
2 Introdução
2.1 PWM Pulse Width Modulation – Modulação da Largura do Pulso
Com a necessidade de se controlar a tensão entregue aos sistemas eletrônicos, e por sua vez, a potência foi inventada nos anos 60 uma técnica eficaz e muito comum atualmente capaz de controlar a carga desejada, em substituição a técnica on-off , modulação por freqüência (FM), ou até mesmo as técnicas que utilizavam cargas em serie, como resistores variáveis, para controlar a carga.
A técnica de PWM é empregada em diversas áreas da eletrônica, talvez a mais comum seja a utilização em fontes chaveadas mas também pode ser utilizada para controle de velocidade de motores, controle de luminosidade, controle de servo motores e diversas outras aplicações. PWM significa "Pulse Width Modulation" ou Modulação de Largura de Pulso, ou seja, através da largura do pulso de uma onda quadrada é possível o controle de potência ou velocidade.
Imagine uma chave simples liga e desliga, quando ligada 100% da tensão e da potencia é aplicada a carga, já quando a chave esta aberta a tensão é nula e assim a potência é 0. Quando controlamos o tempo que a chave fica ligada e conseqüentemente o tempo dela desligada podemos controlar a potencia média entregue a carga, por exemplo: a chave fica ligada 50% ligada e 50% desligada, isso quer dizer que em média temos 50% do tempo com corrente e 50% sem. Portanto a potência média aplicada na carga é a própria tensão média, ou seja, 50%, portanto quanto maior o tempo que o pulso se manter em nível lógico alto, ou seja, ligado maior a potencia entregue a carga, quanto menor o tempo em nível lógico alto menor a entrega de potencia.
A grande diferença entre um controle PWM e um controle FM - Freqüência modulada, é que no PWM a freqüência permanece fixa, normalmente em um