Puro Sangue Inglês PSI
Origem
A raça Puro-Sangue Inglês (Puro Sangue de Corrida) foi formada ou estabelecida na Inglaterra, por volta de 1730, durante o reinado de Charles II. No entanto, a raça foi um cruzamento intencional de raças, feito com o único propósito de se obter uma raça de bons cavalos de corrida. Raça obtida pelo cruzamento de três garanhões orientais (Darley Arabian, Byerley Turk e Godolphin Arabian) com éguas da Inglaterra e da "Royal Mares" da península ibérica. O objetivo da seleção do Puro Sangue Inglês era de obter cavalos para corrida de longas distâncias. A raça marca presença na formação das principais raças modernas de cavalos para esporte.
Descrição
Com uma estatura alta e membros longos e musculosos, o Puro Sangue Inglês tem um porte distinto e atlético. A cabeça destes cavalos é bem delineada, com olhos grandes e vivos, narinas recortadas e orelhas médias. A pele é fina e o pêlo sedoso. O peito é estreito e os joelhos são baixos.
Utilização
O Puro Sangue Inglês é sobretudo usado em corridas planas, salto e concurso completo de equitação. Mas também é utilizado em lazer.
Ficha técnica
Altura: Média entre 1,62m, sendo possível um mínimo de 1,44m e máximo de 1,75m. Peso de 400 a 500 Kg.
Pelagem
As cores predominantes da pelagem são o castanho queimado, o alazão, o castanho simples, o tordilho e o negro, na ordem decrescente. A pele é fina e sensível, deixando ver o sistema vascular subcutâneo. Os pêlos são ralos, sedosos e finos, e as crinas, também finas, escassas e brilhantes.
Características
A rigorosa seleção no cruzamento fez do Puro-Sangue Inglês um animal extremamente bem desenvolvido no sentido de uma poderosa estrutura óssea e muscular, aliadas a uma grande agilidade e saúde geral. Mercê de suas qualidades de destreza e vigor, de sua perfeição física e de grande precocidade, tem o Puro-Sangue Inglês desempenhado em todo mundo o papel de um melhorador de raças fisicamente inferiores,