fodaras

487 palavras 2 páginas
CONCLUSÕES

Mesmo com 22 anos de seleção controlada pelo Registro Genealógico, a raça Brasileira de Hipismo encontra-se no início de sua formação. No período de julho de 1977 a setembro de 1998 as raças que tiveram maior influência na formação do cavalo Brasileiro de Hipismo foram Puro Sangue Inglês, Hanoverana, Westfalen, Holsteiner e Trakehner. O grande número de raças utilizado na formação do Brasileiro de Hipismo contribuiu para um coeficiente de endogamia próximo de zero. A grande variabilidade genética do cavalo Brasileiro de Hipismo é uma característica que possibilita a implantação de futuros programas de melhoramento genético da raça.
Brasileiro de Hipismo

Fonte: Boletim Pecuário

No início da década de 70 , o criador Ênio Monte resolveu criar uma raça brasileira destinada ao hipismo . Para tanto , cruzou as raças orloff , de origem russa , com westfalen e trakehner , alemãs , especialmente importante para isso. A receita inclui ainda pequenas doses de PSI , hanoveriano , holsteiner e hackney, pitadas de oldenburg , sela-argentina , sela-francesa etc. Cavalos importados dessas raças são registrados na
Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Hipismo , fundada em 1975. Hoje já existe um livro fechado, mas nada impede que a raça seja aprimorada através da renovação de sangue (pool genetico) com individuos das raças formadoras.

Características: Serve para salto, adestramento e CCE
(concurso completo de equitação).

FICHA TÉCNICA
* Origem: São Paulo
* Peso: Macho 600 Kg Fêmea 550 Kg.
* Altura: 1,68m para machos e 1,65m para fêmeas
* Pelagem: Alazã, castanha, preta, tordilha e variedades
* Porte: grande
* Cabeça
- perfil fronto nasal de reto a subconvexo
- olhos grandes, com vivacidade
- orelhas de tamanho médio
- narinas amplas e de forma elípitica
* Andamento: trote
* Temperamento: enérgetico, vivaz, dócil, de temperamento ardente
* Aptidões: cavalo de sela, com grande facilidade para o

Relacionados