pureza do magnésio
Nomes: Pedro Santos e Tiago Keiti Harada Tsuda
Turma: Engenharia de Produção (EP 2)
Professora: Drª. Lívia Melo Carneiro
Disciplina Ministrada: Química Experimental 2
Lorena
18/09/2013
1. Introdução:
Este presente trabalho abordará assuntos relacionados às reações químicas, ou seja, substancias que existiam inicialmente, que ao reagirem entre si, são transformadas em novas. Tais substancias encontradas no início desse processo são chamadas de reagentes e as que surgem ao longo da reação, produtos. Conteúdo relacionado e importante a ser citado é: A lei da conservação de massa (Lavoisier) que diz, durante uma reação química, que ocorre em um sistema fechado, não há ganho ou perda de massa, ou seja, a soma das massas dos produtos é igual a soma das massas dos reagentes. Desse modo, a matéria não é criada nem destruída, há apenas um rearranjo das ligações entre os elementos.
Além das reações químicas, há também transformações físicas. No caso deste experimento a formação de gás - formado por um número muito grande de pequenas partículas, as moléculas, que tem um movimento rápido e aleatório, sofrendo colisões perfeitamente elásticas, de modo a não perder quantidade de movimento, pode ser definido como uma substância que ao se expandir, preenche completamente o recipiente onde está contido de maneira uniforme.
Todo gás, armazenado em um sistema fechado impõe pressão em seu interior, sendo descrito pela lei das pressões parciais de Dalton que estabelece que a pressão total exercida por uma mistura de gases é igual à soma das pressões parciais dos gases individuais.
2. Objetivo:
Calcular a pureza de uma amostra de magnésio previamente sólida, por via do recolhimento do mesmo depois de transformado em gás em meio à água, obtendo-se também sua pressão e volume.
3. Materiais:
3.1 Vidrarias:
3.1.1 Tubo de vidro recurvado;
3.1.2 Rolha perfurada;