Ciencia
Objetivos Determinar a pureza de uma amostra de magnésio, utilizando a pressão de vapor no cálculo da pressão de um gás coletado sobre água. Materiais Proveta, rolha, tubo de vidro recurvado, mangueira de borracha, balança analítica, béquer, balão volumétrico, pipeta de 10 mL, cuba de vidro, termômetro, suporte universal e garras. Reagentes Magnésio, Ácido clorídrico 3 mol L-1. Procedimento Montar o sistema conforme esquematizado abaixo:
Preparação do hidrogênio gasoso a) Pese aproximadamente 0,075 g de magnésio (anote a massa pesada) b) Colocar água na cuba de vidro (aproximadamente ¾ ) (C). c) Encher totalmente a proveta (D). Coloque a mão ou um pedaço de papel na boca da proveta e vire-a cuidadosamente para dentro da cuba. Procure evitar que se formem bolhas de ar no interior da proveta; d) Coloque o tubo (B) de vidro sob a boca da proveta conforme a figura (Não levante a proveta acima do nível d’água); e) Garanta que o balão (A) esteja bem seco. Transfira o magnésio pesado anteriormente para o balão, evitando que fique magnésio pelas paredes do balão. f) Pipete 5 mL de HCl e transfira rapidamente para dentro do balão e coloque imediatamente a rolha; g) Agite um pouco para garantir que toda a massa reaja; h) Utilizando uma régua meça a altura da coluna d’água a partir da superfície da água na cuba. Anote o volume de gás formado e temperatura da água; i) Verifique Pressão atmosférica. j) Determinar a massa de magnésio pura contida na amostra de magnésio previamente pesada, utilizando a estequiometria da reação. k) Calcule a pureza do magnésio.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS Disciplina Química Inorgânica Prof. Claudinei Melo AULA PRÁTICA: Recolhimento de gás em água visando a determinação da pureza de uma amostra de magnésio
INFORMAÇÕES