Recolhimento de gás em água visando à determinação da pureza de uma amostra de magnésio
Recolhimento de gás em água visando à determinação da pureza de uma amostra de magnésio
Química Geral Experimental II
Resumo
O experimento visava o estudo de uma reação que produz gás, a medição de seu volume e de número de mols. Para isso, foi utilizado magnésio em raspas e ácido clorídrico, este que ao entrar em contato com o magnésio no balão volumétrico, produz gás hidrogênio que desloca a coluna de água (dentro de uma proveta de vidro) com seu volume. Com o volume observado e outros dados, como temperatura do gás, pressão parcial do gás hidrogênio, e, a partir da teoria geral dos gases, foi possível calcular o número de mols formado, que foi igual a 0,00343. Baseando-se em cálculos estequiométricos, foi calculado o grau de pureza do magnésio, que é igual a 53,5%. Desse modo, foi possível observar a produção do gás hidrogênio, a pressão exercida e a pureza do metal utilizado na sua produção.
Introdução
Reações Químicas
As reações químicas são mais significativas ou fundamentais do que as transformações físicas (a fusão, por exemplo, é uma transformação física). Nas transformações químicas, as substâncias que existiam inicialmente, ao reagirem entre si, são transformadas em novas. Um exemplo é a acidez do leite, causada pela fermentação lática que ocorre através da hidrólise da lactose por enzimas microbianas, que leva a formação de ácido lático. A exposição de um prego de ferro ao ar livre e à chuva, também causa uma transformação química, pois o ferro é combinado quimicamente ao oxigênio e à água da atmosfera. Se esta exposição for longa, o ferro desaparece e em seu lugar é encontrada uma nova substância, a ferrugem. As substâncias encontradas no início desse processo são chamadas de reagentes e as que surgem ao longo da reação, produtos.
Segundo a lei da conservação de massa (A.L. Lavoisier), durante uma reação química, que ocorre em um sistema fechado, não há ganho ou