Pulsão e o aparelho mental.
Coordenadoria de Integração de Políticas de INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Educação a Distância – CIPEAD
CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Nome do (a) aluno (a): Ariane Gibram Soares
Polo: Peruíbe
Turma: 2013 – 2º semestre
Nome das tutoras presenciais: Érica Helena da Silva Braga Nascimento, Érica Stachera.
Nome da tutora a distância: Prof. Adão Aparecido Xavier, Profa. Marcia Maria Razera de Andrade, Profª Sueli Leopoldo Honório Rodrigues
Professora: Profa. Carla Brener Mindal, profa. Tamara da Silveira Velente e profa. Tania Stoltz.
Módulo: EDP 038 – Psicologia da Educação
Atividade: Pulsão e o aparelho mental. Explique o conceito de pulsão e discorra sobre como ela se articula às partes constitutivas do aparelho mental (id, ego e superego).
Data de postagem: 09/11/2013.
A pulsão é um processo dinâmico que acontece no psiquismo de todos nós e consiste numa pressão que nasce a partir de excitação uma que acontece dentro do nosso corpo. Essa excitação produz em nós um estado de tensão.
Freud ao estudar o funcionamento e a organização mental do homem percebeu que existem três elementos funcionais que atuam de diferentes formas, tais elementos foram nomeados de Id, Ego e Superego.
O Id é a parte primitiva da mente, é o instinto irracional que acontece se a preocupação com princípios morais, éticos. O Id é mais evidenciado na infância do que na fase adulta, pois na infância a mente é dominada pelo desejo de ter seus pedidos atendidos imediatamente.
O Ego é a parte que equilibra os anseios do Id e do Superego de forma racional e consciente. O Ego possui elementos conscientes e inconscientes que se conflitam para que uma decisão seja tomada.
Ao Superego foi atribuída a função de impedir a realização dos instintos e desejos do Id. Influencia o Ego de forma a castigá-lo por se influenciar pelo Id provocando os sentimentos de