Pulp fiction
PULP FICTION
São Paulo
2010
PULP FICTION
Ana Luiza Duarte Paes Pradella
Trabalho de Conclusão para Curso
de moda da Faculdade Santa Marcelina
Orientadora: Simone Mina
São Paulo
2010
Introdução
Quentin Jerome Tarantino, ator, diretor, roteirista e produtor tornou-se reconhecido por sua exemplar participação na revolução de filmes independentes dos anos 90.
Nascido no dia 27 de março de 1963, Tarantino conquistou seu espaço cedo tornando-se um dos mais famosos diretores, devido ao seu conhecimento enciclopédico de filmes, por suas críticas e sua história no cinema.
Seus roteiros não-lineares, diálogos afiados e o uso de violência trouxeram uma nova estética aos filmes norte-americanos, sempre fazendo referência à outros filmes ou gêneros diferentes de cinema em seu estilo, histórias ou diálogos. Os quadrinhos Pulp Fiction que se referem à revistas de ficção baratas publicadas desde 1896, infuênciaram seu filme de maior referência, chamado “Pulp Fiction - Tempo de Violência”, ganhador da Palme d'Or (Palma de Ouro) no Festival de Cannes de 1994. O filme foi reconhecido por seu roteiro complexo, com personagens verborrágicos, tendo a história dividida em atos e com muitas referências ao pop, características que se tornaram a marca do criador desde então.
Pulp Fiction, revistas com capa sensacionalistas e histórias sensuais, foi usado por Tarantino em sua cinegrafia para descrever histórias de baixa qualidade ou absurdas, famosas pelas suas donzelas seminuas em perigo, geralmente a espera de um herói de emergência. A essência tirada do tema trouxe perguntas e inquietações ao mundo contemporâneo, que Zygmund Bauman, sociólogo