Resumo sobre adam smith
Adam Smith (1723-1790) nasceu na Escócia onde viveu quase toda sua vida. Smith se distingue de todos os economistas que o antecederam. Foi o primeiro a elaborar um modelo abstrato, completo e relativamente coerente da natureza, da estrutura e do funcionamento do sistema capitalista. Como também foi o primeiro a exercer influência no moderno pensamento econômico.
O Contexto Histórico das Ideias de Smith
Foi o início da Revolução Industrial e fim do Feudalismo e Mercantilismo, gerando grandes transformações na vida humana. Entre 1700 e 1770, os mercados externos para produtos ingleses cresceram muito mais rapidamente do que os mercados internos ingleses. Os preços baixos com a grande procura por inovações tecnológicas foram essenciais para essa Revolução. A Indústria têxtil foi de suma importância. Devido a necessidades nessa área, muitas inovações tecnológicas foram surgindo. A Indústria metalúrgica também teve papel importante na produção mecanizada. Devido à escassez de carvão vegetal, passou-se a utilizar a ulha, podendo-se, assim, produzir muitas máquinas de ferro para serem usadas em grande variedade de indústrias. O desenvolvimento do motor a vapor também foi essencial. As indústrias deixaram de ter que ser obrigatoriamente localizadas perto de vales, fazendo com que fossem levadas perto dos mercados e das matérias-primas, assim como da mão-de-obra. Houve um grande crescimento impressionante das cidades.
As teorias de História e Sociologia, de Smith
Na teoria da historia trabalha-se a maneira pela qual os seres humanos produziam e distribuíam as necessidades materiais da vida era o mais importante determinante das instituições sociais de qualquer sociedade, bem como das relações pessoais e de classe entre seus membros.
Para Smith, havia quatro estágios distintos de desenvolvimento econômico e social: a caça, o pastoreio, a agricultura e o comércio. Havia uma “mão invisível” que regia todos os negócios, não sendo