Publicidade e Propaganda - Politica Cultural e Mídia
N2
As políticas culturais da globalização
Economia, cultura e criatividade: das questões fundamentais a importância dos indicadores
As políticas culturais da globalização:
• As politicas culturais da globalização
O autor Martin Cezar Feijó, traz em seu texto a ideia de como a globalização influencia no plano e nas políticas culturais. Vivemos hoje uma política cultural que favorece a privatização da cultura e o fortalecimento das marcas.
Toda política deve partir de objetivos para ajudar a comunidade, assim, necesitamos ver o que realmente o povo precisa, superando os que dizem existir uma cultura universal, proveniente da globalização, para que a multiplicidade seja reconhecida.
• Alô inteligência
Px Silveira diz que a cultura é um investimento, porém a administração governamental da cultura no Brasil não é clara. Ele diz que a cultura não é algo apenas para o ministério da cultura “tomar conta”, mas que todos os miniestérios deveriam participar.
• Democratizar a cultura, democratizar as culturas
Danilo Santos de Miranda reflete sobre a democratização do acesso a cultura. O autor traz o conceito de que não é a alta cultura que necessita ser democratizada, mas sim as culturas de “raiz” (tribos urbanas, rap, grafitagem, novos vacabularios, padroes gestuais, vestuarios e maneiras de se relacionar).
Duas esferas dos afazeres culturais: mercado cultural, business (que tem seus criterios proprios, e seu alvo é o cliente, aquele que paga); a segunda esfera está preocupada com a cultura na condição de elemento esencial a uma certa visao educativa da sociedade (papel ocupado pela cultura em seu projeto de transformacao da existencia).
Para o autor a cultura é algo para ser vivido e ser criado em conjunto. Não é possível democratizar a cultura sem a participação do governo (em conjunto com ongs).
O primeiro passo para a democratização é por o público em contato com manifestações de real valor, pois assim estes seram