publicidade e propaganda
Propaganda vem de propagar, multiplicar, prolongar; estender, alargar, no sentido de comunicação. Dessa forma, entende-se que propaganda vem de propagar, estendendo de forma ampla a comunicação, independente do que se deseja propagar que pode ser uma ideia, uma crença, uma propaganda comercial e etc.
A propaganda pode ser ideológica ou não, e é praticada pela liberdade de expressão do emissor. A função da propaganda é de anunciar sobre a existência de um problema, iminência de um tema, comunicação pública de fatos, alerta ou até mesmo a qualidade de um produto. Propaganda pode ainda ser um meio de comunicação em que exista persuasão, influenciando comportamento.
Por isso, a propaganda realizada com cunho comercial de acordo com a legislação que protege os consumidores não pode ser propagada de forma a persuadir ou influenciar comportamentos.
Sendo que as propagandas de produtos ou serviços sempre propagarão estilos de vida, dando a entender que o consumo melhorará a qualidade de vida dos consumidores, o que o ainda não é proibido.
Já a publicidade é voltada para comunicação comercial com ou sem fins lucrativos, na publicidade a função é publicar, tornar público, ou seja, a publicidade faz uso dos meios de comunicação para comunicar e chamar a atenção do público é um recurso da mídia.
Por ser um recurso da mídia, a publicidade é bem estruturada e organizada e pode ser difundidos por diversos meios de comunicação como o rádio, a TV, jornais e revistas.
Quando um evento, informação ou personalidade está constantemente na mídia, dá-se o nome desse fenômeno de