Publicidade: eixo da mensagem
No âmbito da disciplina de Teoria da Publicidade foi nos proposto pelo docente Rui Estrela, comparar dois anúncios publicitários em termos do eixo da mensagem, sendo um deles publicitado antes de 1974 e um outro anúncio atual.
Posto isto, escolhemos a marca de produtos dentífricos “Colgate” e iremos ao longo do trabalho analisar e diferenciar estes dois cartazes referentes às datas que anteriormente citamos como também iremos fazer uma comparação a nível da evolução da imagem da marca e produto.
A marca do anúncio escolhido
“Sorriso Saudável, Sorriso Colgate"
A marca/ produto
Colgate e a sua História:
Em 1806 surgiu a Colgate na cidade de Nova Iorque, fundada por um jovem imigrante inglês, William Colgate. Inicialmente o negócio começou pela venda de sabonetes, gomas e velas, que ate há data eram produtos feitos tradicionalmente em casa, deste modo, William, apostou na alta qualidade, preço baixo e na fórmula certa para conquistar as consumidoras americanas.
Em 1807, Francis Smith entrou na sociedade da fábrica que passou a chamar-se Smith & Colgate. A sociedade foi desfeita em 1813 quando William e seu irmão, Bowles, passaram a ser sócios, passando a empresa a chamar-se William Colgate & Co.
Revelando, desde o início, uma forte orientação para a comunicação, William, em 1817, deu início a uma arrojada e inovadora campanha de divulgação, anunciando os seus produtos em jornais com a campanha “Soap, Mould and Dipt Candler” e colando cartazes pelas ruas da cidade.
A grande inovação surgiu em 1873 quando a empresa lançou o produto que viria a revolucionar a sua imagem – a pasta de dentes Colgate, era um creme dentrífico cremoso e aromático, que inicialmente era comercializado em potes e a partir de 1896 passou a ser embalada em tubos flexíveis, muito semelhantes aos que conhecemos atualmente. Nesse mesmo ano, foi estabelecido o primeiro laboratório de