Trabalho Teoricos
- A determinação do posicionamento pretendido, o que passa por uma seleção rigorosa do mercado-alvo a atingir (proveniente de um exercicio de segmentação que deverá ser da responsabilidade do anunciante) e escolha do atributo do produto que será a base do conteudo da mensagem;
- Os objectivos publicitários da campanha a desenvolver e efeitos pretendidos
- Recolha de informações necessárias sobre o consumidor (necessidades especificas satizfeitas pelo produto em questão, ocasiões de compra, motivações e hábitos de consumo, etc...) e sobre a classe de produto (caracterização do produto em termos de pontos fortes e fracos, assim como da sua concorrência directa)
O cumprimento das etapas descritas permitem estabelecer, no minimo, o conteudo da mensagem publicitária, a croncretização do enfoque criativo e proporcionam especificações para a produção dos materiais publicitários a utilizar.
A criatividade é um conceito extremamente relativo e até controverso se atendermos a todas as definições já produzidas sobre ele. Existem autores que a definem como a simples solução de um problema e outros que afirmam que é uma invenção artistica ou técnica relevante para a humanidade. Não nos interessa discutir essas definições, mas nomear as principais que se aplicam ao campo da publicidade.
O Processo Criativo com base na teoria de Koestler
O Processo Criativo com base na teoria de Osborn (brainstorming)
O Processo Criativo com base na teoria de Moles & Caude
A estratégia criativa
A noção de estratégia criativa provem dos Estados Unidos nos anos 20 e, é atribuida à Proter & Gamble. Inicialmente, esta acentava em 3 pontos:
- A promessa base, isto é, o beneficio que motiva o consumidor a comprar o produto em detrimento de outro;
- O porquê (reason why), isto é, o atributo ou