crase
I Use o acento indicador de crase, quando necessário. Justifique a ocorrência ou não da crase, baseando-se nas regras estudadas.
a Nos cursos a distância, os alunos assistem às aulas pela internet.
Justificativa Não ocorre crase, pois a palavra distância não está determinada. Substituindo a palavra aulas por documentários cabe o termo aos. b A Cruz Vermelha assistiu a população ferida do Haiti.
Justificativa Não ocorre crase. Substituindo população por povo, não cabe o termo ao. c Vários funcionários aspiram à função de supervisor daquela multinacional.
Justificativa Substituindo função por cargo, cabe o termo ao. d Quem tem filho alérgico deve aspirar a poeira de casa diariamente e limpar cada móvel com um pano limpo e seco.
Justificativa Não ocorre crase. O verbo aspirar, no sentido de sugar, não pede preposição. (Aspirar o pó) e Cristo perdoou à mulher adúltera.
Justificativa Cristo perdoou ao homem adúltero. f Perdoei a dívida do meu amigo.
Justificativa Não ocorre crase. Perdoei o débito do meu amigo. g Os motoqueiros devem obedecer a todas as sinalizações de trânsito para evitar acidentes.
Justificativa Os motoqueiros devem obedecer a todos os sinais de trânsito. h O corte de cabelo à moicano ganha cada vez mais espaço entre os punks.
Justificativa O corte de cabelo à (moda) moicano.... i O comandante é o último a abandonar o navio.
Justificativa Não ocorre crase antes de verbo. j É com prazer que conferimos a Vossa Excelência este diploma de honra ao mérito.
Justificativa Não ocorre crase antes de pronomes de tratamento, exceto senhora, senhorita e dona. k Nas férias, iremos a Santa Catarina e, depois, à Paraíba. l Justificativa ... voltaremos de Santa Catarina e, depois, da Paraíba.
II - Dadas as afirmações: (ITA – SP)
1- Tudo correu as mil maravilhas.
2 – Caminhamos rente a parede.
3 – Ele