Publicidade Comunitária
Profª Drª Louise Lage
Pela definição a que estamos acostumados, a publicidade se preocupa com a venda direta de um produto, uma marca. Já a propaganda preocupa-se com a venda de um conceito, uma idéia.
Não é à toa que existe muita dúvida em relação à definição de Publicidade e
Propaganda e o estabelecimento de suas diferenças. Tudo isso porque há a possibilidade de diferentes interpretações. Conforme Armando Sant’anna 1 (1998/ 7577), por exemplo, a palavra publicidade é derivada de público (do latim publicus) e significa “a qualidade do que é público”, isto é, o ato de tornar público um fato, uma idéia.
Podemos
dizer,
então,
que
a
palavra
publicidade
significa,
genericamente, divulgar, tornar público. Publicidade é um meio de tornar de conhecimento público um produto, um serviço e seu objetivo é despertar, no público, o desejo pela coisa anunciada. A publicidade é, sobretudo, um grande meio de comunicação que utiliza técnicas que têm como finalidade fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações. É mais abrangente que a Propaganda e engloba todas as formas de comunicação: merchandising, Marketing Direto, novos meios etc.
Já a palavra propaganda, também segundo Sant’anna, é definida como propagação de princípios e teorias. Foi traduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação da Propaganda com o objetivo de propagar a fé católica pelo mundo. Deriva do latim propagare, que significa reproduzir por meio de mergulhia, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo. Propagare, por sua vez, deriva de pangere, que quer dizer enterrar, mergulhar, plantar. Propaganda seria então a propagação de doutrinas religiosas ou princípios políticos.
A Propaganda [...] pode ser conceituada como: atividades que tendem a influenciar o homem, com o objetivo religioso, político ou cívico. Propaganda, portanto, é a propagação de idéias, mas, sem