PTERÍGEO E PINGUÉCULA

396 palavras 2 páginas
PTERÍGEO E PINGUÉCULA

Pterígeo e pinguécula são tecidos anormais que crescem na superfície do olho. Enquanto a pinguécula não causa distorções na visão, o pterígeo pode crescer sobre a córnea e provocar sintomas visuais. As duas condições são mais frequentes em locais de clima quente e seco.

O que é pterígeo?
O pterígeo é um tecido cor de pele, de formato triangular, que cresce em direção ao centro da córnea. Este tecido elevado e elástico geralmente se origina no canto interno e cresce em direção ao centro do olho.

O que causa o pterígeo?
A razão exata pela qual o pterígeo se desenvolve não é completamente compreendida. No entanto, exposição à luz ultravioleta e irritação crônica causada por ressecamento ocular parecem ter um papel importante. O pterígeo é mais comum em pessoas que passam muito tempo expostas ao sol, vento, poeira ou muito calor. Além disso, é 3 vezes mais comum em homens do que em mulheres.

Quais são os sintomas?
Os sintomas do pterígeo geralmente não são severos, porém podem incluir visão borrada e irritação ocular. Os pacientes geralmente se queixam de coceira, ardência e sensação de areia nos olhos. Durante a fase de crescimento, o pterígeo fica vermelho e inchado. O pterígeo tende a crescer lentamente, e em muitos casos pára de crescer e não causam maiores sintomas. No entanto, se o pterígeo cresce muito, chegando próximo ao centro da córnea, pode ocorrer diminuição da visão.

Como o pterígeo é tratado?
O pterígeo só é tratado se provocar sintomas. Ao ficar vermelho e irritado, colírios podem reduzir a inflamação e aliviar o ressecamento. Se existe a chance de haver prejuízo visual, ou se os sintomas não melhoram com o tratamento clínico, o pterígeo pode ser removido com cirurgia. Como o pterígeo tem tendência a recidivar, existem algumas técnicas cirúrgicas que são utilizadas para prevenir esta recidiva, como a técnica utilizada aqui no Instituto Reynaldo Rezende de remoção do pterígeo com plástica de conjuntiva.

Relacionados

  • Semiologia oftalmologica
    4235 palavras | 17 páginas