O que é biomédico
Está apto a diagnosticar doenças e mediar interações do ser humano com o seu meio ambiente e o seu ambiente social, estando certificadas por leis as limitações e atribuições para tal. Deve manter o sigilo e ter extrema responsabilidade nos laudos referentes aos seus pacientes.
É um profissional mais voltado às áreas celular (Microbiologia, Micologia, Citopatologia, Embriologia, Histologia, Parasitologia etc.) e molecular (Bioquímica, Biofísica, Radiobiologia, Genética, Imunologia etc.), mas podendo atuar em áreas anátomo-fisiológicas e sociais (Anatomia Patológica, Fisiologia, Farmacologia, Saúde Pública, Perfusão Extra-Corpórea etc.).
Os biomédicos podem ser generalistas (atuam nas análises clínicas) ou especialistas em determinada área.
Para exercer suas atividades o biomédico deverá, além de estar inscrito em seu respectivo Conselho Regional de Biomedicina, atuar dentro de sua habilitação ou especialidade, a qual deverá ser reconhecida pelo Conselho Federal de Biomedicina. Desta forma, a habilitação será obtida através de:
estágio (mínimo de 500 horas) durante a graduação ou; pós - graduação (Lato ou Stricto Sensu) ou;
Título de Especialista1 ou;
Residência Biomédica2 . logia e Medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com o objetivo de compreender as causas, efeitos, mecanismos e desenvolver e/ou aprimorar diagnósticos e tratamentos. O(A) Biomédico(a) identifica, classifica e estuda os agentes causadores de enfermidades e desenvolve ou aprimoram meios de combatê-los. Trabalham em Hospitais, Universidades, Faculdades, Centros de pesquisas, Laboratórios Públicos e Privados, Órgãos