REFORMA SALARIAL
Willy McCourt (2000)
Introdução
A reforma salarial tem sido nos últimos anos um fenómeno importante nas sociedades em desenvolvimento, estando alinhado com os objectivos governamentais e dos outros autores incluindo os doadores, políticos, economistas e grupos sociais influentes.
A experiencia da reforma e discutida a luz da declaração de programa de acção de Copenhaga com particular enfoque para o impacto da reforma incluindo as medidas adoptadas pelos governos.
Importância da reforma salarial A reforma salarial ou reforma de emprego e considerada uma das mas importantes iniciativas de recursos humanos adoptadas pelos governos dos países em desenvolvimento nos últimos anos. Neste contexto, olha-se para a reforma como o conjunto de medidas que os governos têm tomado para alterar o sistema de emprego e remuneração dos seus funcionários, concebido geralmente dentro de um programa mais amplo de reforma macroeconómica.
Segundo Pronk (1996) citado Willy McCourt (2000) a reforma tem sido muitas das vezes uma medida de alivio, uma vez que na pratica tem-se enveredado pela redução do trabalho e conscientemente…….. Objectivos da reforma
Torna-se evidente e inquestionável a importância da reforma, se olharmos sob ponto de vista de que a reforma salarial esta intricitamente vinculada a reforma geral da administração publica. Para ilustrar esse facto pode-se tomar como exemplo o caso descrito pelo autor fazendo alusão ao caso dos países que enveredaram no processo da reforma. Entre 1987 e 1996 o Banco Mundial assistiu programas de reforma de 68 paises em via de desenvolvimento; a China em 1998 inicia um programa de reforma, com o intuito de reduzir o número de seus funcionários.
(World Banck, 1981; Mosley et all.,1991,Nelson, 1990) afirmam que no caso dos países desenvolvidos, este processo é denominado, ajustamento estrutural, sendo que no caso das