Fundamento das Ciências Sociais
Hoje o sol está de rachar!
É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor? - Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
Questão de múltipla escolha:
A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão ?na natureza tudo se cria, tudo se transforma? e a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características, próprias do pensamento científico?
a) Objetividade e neutralidade.
b) Generalidade e sacralidade.
c) Generalidade e subjetividade.
d) Subjetividade e neutralidade.
Generalidade e objetividade.
É a forma de pensar ou agir como a maioria das pessoas de uma sociedade. Decorre de hábitos, tradições e até mesmo culturas, sem sistematização de metodologia. Geralmente chamado de conhecimento empírico. Já o pensamento científico tenta explicar fatos por meio de estudos, análises e observações. É racional e procura comprovações de suas teses. As principais diferenças são que o senso comum é subjetivo, decorre de hábitos e coisas do tipo, intuitivo e geralmente sua aprendizagem se dá por erros. Já o conhecimento cientifico é objetivo, está em evolução sempre, comprova fatos e a aprendizagem se dá por estudos e análises.