PT em grupo 5 certo
O presente trabalho vem com a intenção de salientar a importância da literatura infantil para o desenvolvimento de cada criança, a partir do livro “E o dente ainda doía” iremos desenvolver um trabalho de contação de história com os alunos da educação infantil, visando mostrar a importância e os benefícios da literatura para o desenvolvimento e aprendizado dos discentes.
Sabemos que o livro desempenha um papel importante na vida e na formação do ser humano, pois através dele nos tornamos mais sensíveis ao mundo e capazes de entender nossas próprias reações, ele incrementa a missão de educar, pois fornece as crianças informações, lazer, cultura, propiciando ao leitor elaborar seu próprio conhecimento, enriquecer seu vocabulário, facilita a escrita, agiliza o raciocínio e aguçar a imaginação. Assim, ao incentivarmos a leitura, estamos deflagrando um movimento para desenvolver pessoas críticas, participativas, criativas e preparadas para construir a nação do futuro.
Com tudo tentamos levar a Literatura Infantil aos alunos de maneira lúdica e expressiva, pois sabemos que assim podemos transformá-los em leitores assíduos e críticos. Ao ler, a criança desenvolve a sua imaginação, amplia o vocabulário, obtêm informações, melhora a escrita, compreende aspectos relacionados ao seu cotidiano e, além disso, encontra o prazer que uma boa leitura pode lhe proporcionar.
relato da prática pedagógica: a experiência de contar histórias para crianças da educação infantil
Para iniciar escolhemos o livro “E o dente ainda doía” de Ana Terra, são 14 páginas de pura diversão, saiu na lista dos 30 melhores livros infantis no ano de 2013, um livro de textos fáceis todo escrito em letra de forma, proporcionando assim melhor leitura e compreensão das crianças. Lindamente ilustrado o livro traz imagens bem coloridas que também se destacam pelas suas formas que lembram dobraduras, sendo esta uma