ESQUERDA, DIREITA E GOVERNOS: ideologia dos partidos políticos brasileiros.
Seminário 10.
Partidos e Ideologia
Heythor Santana de Oliveira
Guilherme Antônio De Carli
Pietro Antoni
Cesar Zucco Jr.
ESQUERDA, DIREITA E GOVERNOA ideologia dos partidos políticos brasileiros.
O texto se refere sobre o posicionamento ideológico dos principais partidos políticos do Brasil no período pós-Constituinte, a partir de pesquisas realizadas por Power e Zucco Jr., e resultados da PLB 2009 (Pesquisa Legislativa Brasileira). Ainda brevemente, passa pelo significado substantivo dessas posições ideológicas e o comportamento dos parlamentares neste contexto.
Os parlamentares se veem ideologicamente com certa estabilidade, que acaba mascarando o significado das mudanças nas posições ideológicas. Há uma associação clara em que a posição de Esquerda defende uma maior intervenção do Estado na economia e a Direita menor intervenção. O texto mostra que a ideologia não é a principal forma de distinção e fragmentação dos votos na Câmara dos Deputados.
Na PLB 2009, há uma questão na qual os parlamentares devem se auto classificar e classificar os principais partidos em uma escala de 1 a 10 dentro do contexto das posições ideológicas. O que se obtêm é uma grande variação na escala. Isso é observado na Tabela 1 (p. 39) onde são apresentadas respostas de três parlamentares dos partidos PT (SP), PFL (MS) e PMDB (PE), a respeito de suas classificações nessa escala, que receberam nomes fictícios, e acabamos vendo uma discrepância nas respostas em escala. É possível que os legisladores tenham utilizado diferentes segmentos da escala em períodos distintos, e, consequentemente houve essa variação. Uma forma de organizar as respostas é definir essas escalas de anos distintos em pontos fixos, fazendo com que se crie uma análise mais concreta e uma única escala comum. O autor, através de seus métodos, com equações e fórmulas, irá tentar