Psyco
ELEMENTOS PARA UMA DEFINIÇÃO DE ADOLESCÊNCIA
1. INTRODUÇÃO
O conceito de infância é bastante recente. A ideia de infância como uma etapa diferenciada da vida adulta é algo muito novo. Mais recente ainda é o conceito de adolescência. Como veremos, a criança e o adolescente eram vistos como seres em processo de amadurecimento, e não com traços distintivos próprios, diferentes dos adultos. Os termos "criança" e "adolescente" são frutos do processo civilizatório e foram desenvolvidos e construídos historicamente. Assim, nos dias de hoje, quando nossa curiosidade sobre o desenvolvimento psicológico nos faz procurar leituras de Psicologia, nos deparamos com modelos e explicações que podem traçar três (a infância, a vida adulta e a velhice) ou até quatro etapas (a infância, a adolescência, a vida adulta e a velhice). Nomear as fases da vida parece ser algo bastante natural, mas o difícil é estabelecer com precisão as marcações que separam cada uma dessas fases.
Certamente a explanação do desenvolvimento psíquico em fases distintas tem sua importância, pois nos ajuda a entender a trajetória iniciada no nascimento e que finaliza com a morte, considerando o curso dinâmico do processo da vida. Em função dessa circunstância, temos na vida um ciclo que se repete em cada indivíduo.
Porém não podemos analisar as fases evolutivas meramente como uma condição natural, pois os fatores socioculturais e psicológicos desempenham um papel de suma importância. Por esse motivo, o desenvolvimento não pode ser explicado em termos de uma sequência genética de acontecimentos lineares, seguindo um critério cronológico, uma vez que determinantes de ordem psíquica e social entram como operadores na definição e na especificidade de cada etapa da vida.
2. A PRODUÇÃO DE UM CONCEITO DE INFÂNCIA
O conceito de infância, como uma fase diferenciada do percurso da vida, somente pôde vir a lume após o