Psychological First Aid
O que é?
São os primeiros socorros psicológicos que podem ser prestados em uma situação de crise e emergência. Esta “modalidade” foi idealizada para que qualquer pessoa possa oferecer esses cuidados, e não necessariamente um profissional específico. Ela descreve um apoio humanitário a um companheiro ser humano, que está sofrendo e precisando de suporte.
Antes de agir, é preciso um preparo prévio:
- Procure saber detalhes sobre o evento: O que aconteceu? Como aconteceu? Quando? Isso será importante na sua ajuda ao próximo. Dar informações precisas auxiliam no controle da ansiedade gerada nessas situações.
- Tenha consigo uma lista de contatos (os quais você poderá repassar) dos serviços de auxílio disponíveis no local do desastre. Isso lhe será útil quando fores oferecer ajuda a familiares de vítimas e/ou outros envolvidos.
Vamos agora a um pequeno passo a passo...
- Verifique se há segurança no local aonde vocês se encontram, e se existem pessoas com necessidades básicas urgentes (ferimentos, fome, sede) ou reações severas ao estresse (sintomas físicos como tremedeiras, perda de apetite, apatia; choro, tristeza, humor deprimido, ansiedade, nervosismo; preocupações que algo muito ruim irá acontecer; raiva, confusão, desorientação; e incapacidade de cuidar de si ou de seus filhos).
- Ofereça a oportunidade de conversar, em um local preferencialmente privado. NÃO FORCE as pessoas a lhe contarem suas histórias, e deixe claro que elas poderão ter sua atenção em outro momento se tiverem interesse. Deixe evidente que você está realmente prestando atenção, concordando com a cabeça, ou diga “... entendo”, ou então de outros sinais verbais e não-verbais de que você está realmente ali.
- Encontre um local preferencialmente privado, aonde a pessoa se sinta a vontade para relatar tudo que está sentindo sobre o evento. É essencial que você garanta a ela sigilo sobre tudo que conversarem. Mais importante ainda é realmente manter esse