psoriase
Quais são as causas da Psoríase?
A psoríase tem um carácter hereditário (poligénica) e os factores que desencadeiam o aparecimento das lesões na pele são vários: microtraumatismos repetidos da vida corrente (cotovelos, joelhos, nádegas), coçar a pele, infecções, “stress”, ingestão alcoólica, determinados medicamentos (corticóides, lítio, interferon, beta-bloqueantes).
Quais são os sintomas da Psoríase?
A psoríase manifesta-se por pápulas avermelhadas ou rosadas e placas arredondadas, bem delimitadas, sobre as quais se identificam escamas secas e esbranquiçadas, facilmente removidas ao coçar, deixando um ponteado hemorrágico. A distribuição no corpo é muito variável, sendo mais frequente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e pregas cutâneas (axilas, virilhas, umbigo e contorno perianal).
As áreas expostas, como a face, são habitualmente poupadas. As unhas também podem ser envolvidas. A comichão é frequente, sobretudo no couro cabeludo e região anogenital, e pode coexistir artrite (dor e inflamação articular).
Como se diagnostica a Psoríase?
O diagnóstico é clínico, pela observação e história de evolução das lesões da pele. Em casos duvidosos deve ser realizada a biopsia da pele. A psoríase de início súbito pode associar-se à infecção pelo vírus HIV, devendo ser pesquisado em indivíduos com comportamentos de risco. Cerca de 50% dos doentes têm o ácido úrico elevado, e o seu nível correlaciona-se com a extensão da doença.
Como se desenvolve a Psoríase?
A principal anomalia é uma alteração dos queratinócitos (produtores de queratina que constitui a camada mais superficial da pele), cuja semi-vida fica encurtada de 311 para 36 horas, com consequente