psoriase folheto
Felgueiras, Pombeiro de
Ribavizela
Psoríase
Solidariedade
contagia.
Psoríase NÃO!!!
Psoríase:
Fere Mais Que A
Pele
-É uma doença incurável, crónica e hiperproliferativa da pele, de etiologia desconhecida.
-Manifesta-se com a inflamação nas células da pele, chamadas queratonócitos, provocando o aumento exagerado da sua produção, que se acumula na superfície formando placas avermelhadas de escamação esbranquiçadas ou prateadas.
-Doença de pele bastante frequente afeta de 1 a
3% da população mundial.
-Atinge homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, mas pode surgir em qualquer fase da vida.
-A sua causa é desconhecida, mas sabe-se que 30% das pessoas tem uma história familiar positiva.
Tipos de Psoríase
1- Psoríase Vulgar :A forma mais comum da
doença. É caracterizada por lesões de tamanhos variados, delimitadas e avermelhadas, com escamas secas, aderentes e prateadas que surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos.
2- Psoríase Invertida: Nela, surgem lesões mais
húmidas, localizadas em áreas de dobras, como no couro cabeludo, joelhos e cotovelos.
3- Psoríase Gutata: Pequenas lesões localizadas,
associadas a infeções. Geralmente, aparecem no tronco, braços e coxas, bem próximas aos ombros e quadril, e ocorrem com maior frequência em crianças e adultos jovens. -Não é uma doença infectocontagiosa e não há necessidade de evitar o contato físico com outras pessoas com psoríase.
-O Dia Mundial da Psoríase ( 29 de outubro) foi instituído para mostrar à sociedade uma doença escondida, que só em Portugal afeta mais de 250 mil indivíduos e cerca 125 milhões em todo o mundo.
4- Psoríase Ungueal: Neste tipo da doença, surgem depressões puntiformes ou manchas amareladas principalmente nas unhas da mãos.
5– Artrite psoriática: Em cerca de 8% dos casos, pode estar associada a comprometimento das articulações. Surge de repente com dor nas pontas dos dedos