Psicoterapia
O Que é Psicoterapia?
Psicoterapia, de um modo geral e simplificado, é todo tratamento no qual uma pessoa capacitada (psicólogo), utilizando-se de meios psicológicos, auxilia outra a resolver seus problemas. Esta ajuda é o resultado do empenho do paciente e da influência que o terapeuta exerce sobre este, valendo-se de intervenções verbais, comunicação não-verbal e de um ambiente psicoterápico estruturado.
Que Elementos Estão Presentes na Psicoterapia?
1. A relação paciente-terapeuta
Esta relação é geralmente intensa, emocionalmente carregada, e de confiança no terapeuta. De um lado está o terapeuta, com sua competência, sua função de ajudador, seu conhecimento científico; do outro lado, o paciente, com seu sofrimento, suas questões sem respostas, sua dificuldade temporária para resolver seus problemas e conflitos, sua necessidade de ajuda, sua capacidade de cooperar com o terapeuta, e uma auto-estima que precisa ser melhorada.
2. Aceitação e apoio do paciente
O terapeuta parte sempre do princípio de que seu paciente merece todo respeito e ajuda necessária, apesar dos sintomas e problemas que esteja apresentando. Esta aceitação incondicional da pessoa provoca por si só uma melhora na auto-estima.
3. Oportunidade de expressão das emoções
Durante a terapia o paciente é encorajado a se dar conta e a expressar seus desejos, impulsos e sentimentos. Essa expressão em um ambiente de aceitação, além de produzir um alívio, permite que os aspectos vistos como maus possam ser aceitos e integrados. Reconhecê-los e expressá-los permitem ao paciente um senso de maior domínio, além da oportunidade de poder escolher novos caminhos e formas mais saudáveis e funcionais de se comportar ante a vida e ante as situações conflituosas.
4. Uma teoria ou explicação racional
Existem diferentes correntes em