Psicoterapia
É o atendimento realizado por um psicólogo com formação em psicologia clinica com a finalidade de superar dificuldades emocionais, comportamentais ou cognitivas.
Exemplos de dificuldades emocionais: Crise no casamento, dificuldades em tomar decisões, traumas emocionais, dificuldades em lidar com pessoas, choro fácil, sensibilidades e irritabilidades, dificuldade em namorar, dificuldade em decidir qual carreira seguir, etc.
Exemplos de dificuldades comportamentais: Medo de falar em publico, explosões de raiva, timidez, fobias, compulsão por comida, bebida ou drogas, etc.
Exemplos de dificuldades cognitivas: Pensamentos depressivos ou de morte, sensação de estar sendo perseguido, ansiedade, etc.
Qual a diferença entre psicólogo e psicoterapeuta?
O psicoterapeuta é um psicólogo clinico, ou seja, alguém que além de ter feito a faculdade de psicologia se especializou no atendimento das dificuldades psicológicas. Sendo assim um psicólogo que trabalha em RH não é um psicoterapeuta. Quanto tempo dura cada sessão?
50 min. Mas você pode fazer a entrevista inicial que dura 20 min, sem custo, que é uma ótima oportunidade para receber as explicações do psicoterapeuta quanto ao processo. A psicoterapia é um momento de acolhimento e desabafo de meus problemas?
Pode haver momentos onde você estará à vontade para desabafar, mas a psicoterapia não se limita a isso. A grande importância da psicoterapia é a intervenção do psicólogo no sentido de reverter o seu quadro e não consolidar ainda mais que não está bom. Sendo assim haverá dias quando você sairá da terapia com a sensação de leveza, mas haverá dias que terá a sensação de ter trabalhado muito conteúdo interno e reformulado muitos conceitos a seu próprio respeito ou a respeito do mundo. Pode não ser confortável no primeiro momento, mas serão percebidos muito crescimento e mudança boas em seus padrões de pensamento. Qual o momento certo para procurar um psicólogo?
É aquele no qual você percebeu que