Psicoterapia
As diferenças entre:
Psicólogo – duração do curso de 5 anos, podendo estar habilitado para atuar na área escolar, hospitalar, organizacional, clínica, jurídica, etc.
Psicoterapeuta – termo usado a quem se gradua em psicologia, mas que atua na área clínica promovendo psicoterapia.
Psicanalista – profissional em geral graduado em psicologia ou medicina (psiquiatria) que fazem o curso de formação (especialização).
Psiquiatria – profissional graduado em medicina e que faz residência em uma de suas especialidades, podendo prescrever medicação.
Terapias Psicodinâmicas incluem o tratamento psicanalítico tradicional (freudiano) e as psicoterapias mais recentes baseadas na psicanálise (psicoterapias neofreudianas).
As terapias psicodinâmicas partem do pressuposto de que os problemas do paciente se originam do conflito inconsciente entre as pulsões primitivas (ID) e os padrões morais introjetados (impostos pelo Superego), bem como os limites impostos pelo princípio de realidade.
O objetivo da psicanálise é estabelecer uma harmonia intrapsíquica que amplie a consciência das forças do ID, reduza a complacência excessiva com as demandas do superego e fortaleça as funções egóicas.
O tratamento psicanalítico não é tão “popular” pelo fato de ser um processo demorado, intensivo e caro. Paciente e psicanalista (ou analista) geralmente se encontram em sessões de 50 minutos várias vezes por semana por um período de tempo indeterminado (anos).
O tratamento pela psicanálise tradicional exige do paciente: capacidade de pensar em seus conteúdos internos; algum controle da angústia, uma vez que não mantém contato visual direto com o analista durante a sessão; capacidade de lidar com situações onde não existe diretividade da parte do analista e resposta “sobre o que deve fazer”; certo grau de abstração para poder entender as interpretações e a análise da transferência e contra-transferência; possuir motivação para manter-se no processo