psicoterapia
Algumas reflexões sobre a psicoterapia
As pessoas procuram a psicoterapia porque estão envolvidas com uma jornada de busca que elas sentem que é necessário para seu preenchimento ou para sua sobrevivência, geralmente estão angustiadas porque não são ou pensam que deveriam ser, estão lutando com o seu universo que parece não fazer sentido que as enchem de privações.
Esta busca pode ter o caráter interno aonde a pessoa acredita que a culpa esta dentro dela por não conseguir se realizar, ou pode ter caráter externo aonde a pessoa busca suas realizações em fatores do ambiente, acreditam que as pessoas e situações são responsáveis por suas insatisfações. No processo psicoterápico são encontrados quatro aspectos que se inter relacionam, porém sendo descritos separadamente fica mais fácil de serem compreendidos.
A psicoterapia é um processo de recuperação de si mesmo, quando o cliente se redescobre consegue criar um estilo de vida que faz sentido para ele e para os outros.
Assim será também um processo de levantar as camadas do alto-engano, percebendo que já se tem as qualificações para viver a o estilo de vida escolheu.
A psicoterapia é um processo de aprendizagem da escuta do próprio organismo, sendo possível a criação de papeis as descobertas e redescobertas, também será um processo de despertar os aspectos espirituais.
Na dimensão da existência humana o homem possui inventários de papeis que muitas vezes são obstáculos para este autoconhecimento, como os sonhos “belos” e comportamentos obsoletos
Os sonhos e as imagens podem despertar a criatividade e enriquecer a vida de uma pessoa, mas o sonho “belo” tem características especiais.
Como se tornar um substituto para o preenchimento das necessidades da pessoa, no lugar de um alcance real, dificulta a sua organização de experiência de vida, depende de recursos externos para vir á tona, como tem caráter irrealista tem grandes possibilidades de serem decepcionantes.
A maioria das pessoas