psicoterapia
A psicoterapia é o processo que consiste em trabalhar com pessoas com o objectivo de identificar e reduzir os seus problemas emocionais. Tem como objectivo a procura melhorar a sua capacidade de adaptação e de resposta ao meio e envolve o diálogo entre a pessoa que é objecto da terapia e o terapeuta.
Existem várias formas de psicoterapia, tais como: a terapia individual e a terapia em grupo.
A terapia individual consiste em o terapeuta trabalhar uma pessoa de cada vez. A terapia em grupo consiste na interacção entre os elementos do grupo, mais do que com o psicoterapeuta.
Existem técnicas específicas para problemas específicos (relativos a comportamentos) como:
A Psicoterapia Comportamental constitui uma abordagem ativa, focada no presente, orientada para o alívio dos sintomas e para a obtenção de resultados num prazo curto, que utiliza técnicas como: terapia aversiva, a dessensitização sistemática, economia da recompensa e a modelação.
Índice
Introdução: 1
Psicoterapia Comportamental: 1
O condicionamento aversivo ou terapia da aversão 2
A dessensitização sistemática 2
Economia da recompensa 2
A modelação 2
Conclusão: 3
As terapias comportamentais visam mudar comportamentos problemáticos partindo do principio de que foram aprendidos e que podem por isso ser desaprendidos, desde que se criem condições individuais e sociais que o permitam. O seu modelo teórico é em parte o comportamentalismo ou o behaviorismo(segundo Watson, "somos o resultado do meio em que vivemos e do modo como nos educam") nesta perspetiva o comportamento segundo Watson é o conjunto de respostas observáveis a estímulos igualmente observáveis provenientes do meio em que um organismo se insere. Segundo a psicoterapia comportamentalista é possível modificar sentimentos, pensamentos e comportamentos que foram adquiridos. Então e passível dizer, que esta técnica é de teoria behaviorista 3
Bibliografia: 3
Psicoterapia Comportamental:
Utiliza