Orçamento de Empresas
Curso de Direito
Matéria: Orçamento Empresarial
Welsch (1996) define orçamento como um plano administrativo que abrange todas as fases das operações em um período futuro definido. É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa e para suas subdivisões. Ele está inserido no campo da economia empresarial, por se tratar de um instrumento que permite que todas as decisões econômicas sejam tratadas de forma padronizada, facilitando o controle dos recursos financeiros. Assim, é notória a importância que um planejamento financeiro, bem como um orçamento operacional, passa a ser, então, fundamental para o negócio de uma empresa. O impacto que este planejamento e este orçamento podem representar significa uma mais clara visão dos negócios dessa própria empresa. Nele as empresas têm um importante instrumento para programar, acompanhar, estimular, motivar e controlar suas estratégias e operações.
Assim, uma correta gestão financeira, com planejamento e sistema orçamentário é possível gerar previamente um caminho a ser seguido com todas as atividades que serão desenvolvidas no período que foi projetado. O planejamento financeiro se mostra como um processo gerencial, que permite que se estabeleça uma direção a ser traçada pela empresa. O gerenciamento e a comparação das atividades com o que foi anteriormente planejado cria um ganho em relação aos seus concorrentes.
Entretanto, embora existam grandes vantagens e possibilidades de utilização do orçamento como simulador de diferentes ações ou estratégias da empresa, este ponto deve ser visto com cautela.
Nas grandes empresas, não há dúvidas que o planejamento financeiro e orçamentário seja uma realidade, muito bem vinda. No entanto, não é este o cenário que muitas vezes encontramos nas microempresas e empresas de que pequeno porte, até mesmo porque existe uma gama de empresários nestas áreas que