Psicopedagogia
TCC I: A INCLUSÃO E INTERAÇÃO DO DEFICIENTE NO MERCADO DE TRABALHO
Trabalho apresentado para avaliação de TCC I, do Curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional, do Centro Universitário La Salle, tendo como supervisor o professor Gilberto Ferreira da Silva.
CANOAS, 2011
O que é: A Inclusão e interação do deficiente no mercado de trabalho.
Com Quem: Deficientes que já atuam em grande empresa privada do Brasil
Onde: Pesquisa bibliográfica.
Por quê: Na empresa o psicopedagogo atua ajudando a superar as dificuldades de relacionamento no grupo. Aceitar cada um com suas diferenças, a sua valorização, o respeito e a convivência dentro da diversidade humana seriam alguns dos tópicos importantes no processo de inclusão e cabe este profissional ajudar a empresa a vencer as fragmentações de setores e trabalhar de forma interdisciplinar. Através de intervenções o psicopedagogo auxiliará o grupo observando sua movimentação, com funcionam, como lidam com suas frustrações, como reagem ao erro, à mudança de mentalidade de todos, inclusive do portador de deficiência.
Objetivo:
O presente trabalho busca• refletir sobre algumas questões que tratam da inclusão social das pessoas portadoras de deficiência em empresas privadas. Os dispositivos construídos pela sociedade para a inclusão, como número de vagas para portadores de necessidades especiais, a existência de leis específicas que garantem, pelo menos em tese, o direito e a oportunidade de trabalho. A realidade do cidadão deficiente: quem é e quantos são e como a pessoa é vista na empresa. O que se entende por inclusão e mais especificamente inclusão social.
Problema: Primeiramente os deficientes são seres humanos sujeitos a todos os deveres e direitos que a sociedade oferece, qual é a realidade do cidadão deficiente: quem é e quantos são.
Como funcionam as leis específicas que garantes, pelo menos em tese, o direito e a oportunidade de trabalho. O que se entende por