psicopedagogia
Com o Projeto pronto e apoiado na bibliografia preliminar com as devidas anotações, o estudante começará a redigir a sua monografia, atento às suas partes básicas e ao significado de cada uma,são elas:
Sumário
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Bibliografia
1-O Sumário é uma relação das partes da monografia apresentadas na ordem em que se sucedem no texto e com indicação da página inicial. Deve figurar, logo após a página de rosto, folhas de dedicatórias ou agradecimentos. Sua composição é sempre provisória pois, ao longo da elaboração do trabalho, os capítulos poderão desdobrar-se em títulos e subtítulos ou em outros capítulos. Ou então, o estudante-autor achará conveniente acrescentar apêndices e até anexos. Nesses casos, o Sumário deverá ser refeito.
Obs: não se deve confundir Sumário com Índice e com Lista.
Índice é uma enumeração detalhada dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, etc, com a indicação de sua localização no texto.
O índice aparece no final da obra.
Lista é uma enumeração de elementos selecionados do texto, tais como datas, ilustrações, exemplos, tabelas, etc., na ordem de sua ocorrência (ABNT, NBR6027).
2- A Introdução contém o que se pretende com a monografia. Por isso deve começar com uma frase de apresentação do trabalho e a seguir contará com elementos retirados do Projeto da monografia, como:
A Justificativa do estudo do Tema.
Os Objetivos que pretende alcançar com a compreensão da problemática que o Tema contém e com a elaboração da Monografia.
A METODOLOGIA utilizada para construção da monografia. Inicialmente, indicam-se o tipo de pesquisa utilizado, as fontes investigadas, as dificuldades encontradas, enfim descrevem-se os procedimentos metodológicos desenvolvidos. Com o avanço dos estudos e na pós-graduação o estudante acrescentará à Metodologia a corrente teórica na qual o estudo está fundamentado ou o paradigma de