Psicopatologias
Psicose:“Perda do contato com a Realidade”
A psicose é uma doença mental caracterizada pela distorção do senso de realidade, uma inadequação e falta de harmonia entre o pensamento e a afetividade.”
Filmes: Spider e O Inquilino Esquizofrenia: O pensamento e o afeto, cindido Filmes: A Mente Brilhante, Estranho no ninho A Esquizofrenia, representante mais característica das psicoses, é uma doença da Personalidade total que afeta a zona central do eu e altera toda estrutura vivencial. Culturalmente, o esquizofrênico representa o estereótipo do "louco", um indivíduo que produz grande estranheza social devido ao seu desprezo para com a realidade reconhecida. Agindo como alguém que rompeu as amarras da concordância cultural, o esquizofrênico menospreza a razão e perde a liberdade de escapar às suas fantasias. Alguns sintomas, embora não sejam específicos da Esquizofrenia, são de grande valor para o diagnóstico. Seriam:
audição dos próprios pensamentos (sob a forma de vozes);
alucinações auditivas que acometam o comportamento do paciente;
alucinações somáticas;
sensação de ter os próprios pensamentos controlados, irradiação destes pensamentos;
sensação de ter as ações controladas e influenciadas por alguma coisa do exterior.
Neurose: sofrimento dos “nervos”
Neuron (grego): Nervos - Osis : Anormalidade Filmes: Melhor é Impossivel; Um Virgem de 40 anos; Quero ficar com Polly O Foi estudando a Neurose, mas especificamente a Histeria, que Sigmund Freud desenvolveu as bases e conceitos que hoje constituem a Psicanálise, como teoria e terapêutica.
O A palavra "neurótico", da maneira como costuma ser usada hoje, tem sentido impróprio e pode ser ofensivo ou pejorativo. Pessoas que não entendem nada dessa parte da medicina podem usar a palavra "neurose" como sinônimo de "loucura". Mas isso