PSICOPATOLOGIA
1. Explique como se dão os sintomas psicóticos no TDM e quais os temas mais frequentes dos delírios.
Os sintomas psicóticos aparecem quando a depressão está em um estágio grave, normalmente os sintomas aparecem próximo do final do quadro, e desaparecem antes do final da depressão. Geralmente os delírios surge sob a forma de Delírio de Pecado, quando a ideia principal é de culpa, ou quando o problema é a saúde, sob a forma de Delírio de Doença. Se o medo diz respeito à fortuna, surgirá o Delírio de Ruína ou de Empobrecimento e assim por diante.
Percebe-se claramente que todos esses 3 tipos de delírios depressivos dizem respeito à severo prejuízo da auto-estima.
2. Fale sobre a tríade depressiva: sofrimento moral – inibição psíquica – estreitamento do campo vivencial.
Na depressão o sofrimento moral caracteriza-se por sentimento de menos-valia, fenômeno marcante e desagradável, tendo uma tendência a autodepreciar-se em todos os sentidos. Aparece em graus variados, desde uma sutil sensação de inferioridade até profundos sentimentos depreciativos.
Aparece como uma prova doentia da incompetência do ser, de seu fracasso diante da vida e de sua falência existencial.
A Inibição psíquica é um dos sintomas básicos da Depressão e se manifesta como uma espécie de freio ou lentificação dos processos físicos e psíquicos em sua globalidade, uma lassidão e lerdeza generalizada de toda a atividade corpórea, uma preguiça e fadiga difíceis de serem explicadas pelos exames médicos.
Estreitamento do campo vivencial é a expressão mais adequada para representar a perda progressiva em sentir prazer que experimenta a pessoa deprimida. O ponto mais alto desse fenômeno de perda do prazer é Anedonia, ou seja, a incapacidade em sentir prazer por todas as coisas. No Estreitamento
Vivencial o leque de interesses e de prazeres pelas coisas da vida vai sendo cada vez menor e mais restrito.
3. Explique a relação entre serotonina e depressão.