Psicopatologia No Brasil
Aluna- Juliana Canto
A Psicopatologia é um campo específico do conhecimento, o Psico- Pathos-Logo significa o estudo do sofrimento psíquico. Nos últimos 100 anos houveram muitas mudanças na Psicopatolia. E é na área especial da Psiquiatria que envolve descrição, concepção, classificação das doenças mentais.
Vivemos mudanças drásticas nos últimos séculos e a psicopatologia diz a respeito da vida diária, observando conceitos que usamos em nossas relações e sentimentos para nos definir e buscamos isso no vocabulário psiquiátrico e claro que haverá consequências sobre isto. Embora a psicopatologia se apresente como ciência, não o é, ela é uma atividade permanente desde os últimos 200 anos que se criou a Psiquiatria, demarcando é a anormalidade ou a patologia e que precisa de intervenção o sofrimento psíquico é constante “viver é sofrer” porque na vida há frustrações, limites e infelicidades, e isso é o que nos diferencia dos animais, o sofrimento psíquico é inerente ao ser humano.
Kraepelin vai falar sobre a parafilia, que é a prática da imaginação e excitação sexual fora da normalidade, entendia que a sexualidade na infância e na velhice não era normal. Dos conceitos temos a Dreptomania no século XIX que era um delírio um impulso irracional, a fuga que era típica dos escravos, que fugiam para buscar a natureza e o tratamento para eles era conter isto.
A homossexualidade, por exemplo, deixou de ser patologia a partir de um plebiscito realizado pelos movimentos homossexuais que decidiram que esta não seria mais considerada uam patologia. A histeria para Freud, já foi um sintoma da época e hoje sua manifestação é completamente diferente daquele contexto. Se a depressão atingia 2% da população nos anos 50, hoje 1 a cada 4 pessoas possuirão ao longo de sua vida, ou seja, as patologias variam de acordo com o contexto e outras simplesmente mudam de nome, exemplificando, o Transtorno Psicose Maníaco Depressivo que mudou o nome para