A HIST RIA DA PSICOPATOLOGIA NO BRASIL
A psicopatologia é o estudo do sofrimento psíquico e é uma área de estudo da psiquiatria, mas não só desta, possuindo também aplicação em outros ramos científicos. A psicopatologia envolve a definição, concepção, do que possa ser uma doença mental, sua descrição, delimitação, classificação etc.
A ideia do que se é psicopatológico tem mudado com o tempo. Cita-se que alguns negros tinham uma psicopatologia que os impelia a fugir, quando se depreende que esta condição de fugitivo só se dava em razão da péssima condição de vida que os escravos tinham e do seu grande desejo por liberdade. Podemos falar também a respeito da mudança de conceito do que se é psicopatológico. A certo tempo atrás, o homossexualismos era considerado uma psicopatologia, o que não mais se evidencia nos dias atuais, uma prova de que a sociedade também influencia diretamente em conceitos do que seria psicopatológico, devido a forte relação que algumas psicopatologias tem com os conceitos de moral e ética de uma sociedade.
Outra psicopatologia que se tem evidenciado mudanças é a depressão, que em meados dos anos 50 atingia cerca de 2% da população e que, hoje em dia, segundo estudos, cerca de uma em cada quatro pessoas será afetada por esta psicopatologia ao longo de suas vidas. Observa-se desta forma como o conceito, a descrição, a concepção e até mesmo a classificação de uma psicopatologia pode mudar com o passar dos anos. Com o tempo, alguns tabus foram quebrados e a forma com que as pessoas tratavam a respeito das psicopatologias deixou de ser recriminada. Pode-se verificar que certas palavras que antes eram repudiadas ao serem faladas em público, atualmente não existe essa repudia. Falar a respeito de depressão, autismo, entre outras, tornou-se comum e até simplório.