gl ten
1º Dados de identificação 1.1 Título: O que é Doença Celíaca? 1.2 Tema: Intolerância a glúten 1.3 Problema: A falta de conhecimento em relação à doença 1.4 Responsáveis: Vinícius Ceni, Sarah S, Ferrari, Emelyn V. Machado, Anderson Mariga 1.5 Orientadores: Professora de Biologia Roberta Malinowski Maia, Professora de Química Milena, Professora de Matemática Lisane Severo, Professora de Educação Física Eliana, Nutricionista Cleusa Maria Maroli de Vargas, Professora de Português Dercila Cavassola.
2. Objetivos 2.1 Geral: Compreender a Doença Celíaca e suas consequências 2.2 Específico: Com este projeto, pretendemos revelar características importantes relacionadas à Doença Celíaca, como por exemplo seus sintomas, diagnóstico e tratamento.
3. Fundamentação teórica A doença celíaca, também conhecida como intolerância a glúten, aflige 1 em cada 200 brasileiros, atingindo cerca de 1 milhão de pessoas no país, é uma doença crônica que afeta todas as faixas etárias. Na maioria das vezes, é diagnosticada em um período avançado, por não ser uma doença amplamente divulgada, gerando complicações no tratamento.(¹) A nutricionista Cleusa Maria Maroli de Vargas de Erechim nos concedeu uma entrevista, explicando os diversos efeitos da doença. A profissional da saúde relatou que o número de pessoas que buscam tratamento no município é bem reduzida à quantidade real de portadores da doença. Dados confirmam que dentre os pacientes da região, há mais adultos diagnosticados. Em crianças, os sintomas se apresentam a partir do momento em que começa a fase de provar alimentos, em que dessa doença o corpo não aceita o glúten, que vem de ingredientes à base de trigo. Os principais sintomas são:
- Diarreia, com perda de gordura nas fezes;
- Vômito;
- Perda de peso;
- Diminuição da fertilidade;
- Inchaço nas pernas;
- Anemia;
- Sinais de desnutrição. Vale destacar que esses sintomas não são sintomas