Psicomotricidade
Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia.
Aluna: Cristiane Duarte Almeida.
Disciplina: Psicomotricidade no Desenvolvimento de Competências Acadêmicas
Atividade Avaliativa: A1PDCA
1) Quais as Dificuldades que você teria em relação ao trabalho com a Psicomotricidade?
Acredito que devido a infância hoje ser bem diferente devido algumas mudanças que aconteceram na urbanização, a necessidade de segurança e o avanço tecnológico são fatores que diminuíram os espaços e a liberdade para que as crianças pudessem simplesmente brincar.
Diante das diversas dificuldades com que nos deparamos nas atividades diárias do contexto escolar, por vezes as crianças acabam sendo rotuladas como hiperativas, desatentas, desmotivadas, distraídas, indisciplinadas ou incapazes de desempenhar atividades mais complexas, não considerando que muitas dificuldades estão atribuídas as práticas Psicomotoras que deixam de ser trabalhadas durante a Educação Infantil. Acredito esta ser uma das minhas dificuldades em identificar o problema de cada criança na sua individualidade.
2) Como os espaços escolares são organizados de modo a favorecer o desenvolvimento da Psicomotricidade?
O espaço escolar para o desenvolvimento infantil é de fundamental importância. Estudos Piagetianos destaca a valorização das primeiras experiências sensoriais em casa e na escola como fatores essenciais para o desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo.
Segundo Piaget (apud Horn,2004,p16) a representação do espaço para a criança é uma construção internalizada a partir das ações e das manipulações sobre o ambiente espacial próximo do qual faz parte.
Normalmente o espaço escolar é composto por paredes neutras para que dessa forma os trabalhos e as relações das crianças sejam ressaltadas, elas vão construindo ao longo do ano a forma de comunicar e a historia de cada grupo, suas descobertas,indagações e produções.
No que se refere ao desenvolvimento psicomotor, os