Psicomotricidade
Tânia Maria de Freitas Rossi
Jean Piaget (1995) doutorou-se em ciências biológicas em 1918 e foi professor da Universidade de Genebra. A forma de Piaget estudar os problemas da psicologia, conforme veremos, reflete sua formação em biologia, embora seus trabalhos não tenham, explicitamente, tal preocupação. Ele utilizou conceitos centrais da biologia para explicar o funcionamento psicológico.
Piaget investigou, dentre vários outros aspectos, a natureza do desenvolvimento do conhecimento, principalmente do desenvolvimento cognitivo infantil. À época, o behaviorismo afirmava que o comportamento humano era resultado dos processos de aprendizagem, controlados pela estimulação ambiental.
Piaget tentou superar o behaviorismo. Centrou-se no estudo dos processos de construção do desenvolvimento cognitivo da infância à fase adulta do ser humano. Ele procurou evidenciar os mecanismos mentais que o sujeito utiliza nas várias fases da vida para compreender o mundo que o cerca, para agir sobre ele e se adaptar. A adaptação do sujeito à realidade objetiva, externa depende principalmente do conhecimento. Para o autor, o conhecimento permite ao homem um estado de equilíbrio interno que o possibilita adaptar-se ao mundo. A realidade externa existente, o que vivemos e experimentam cotidianamente, é que impele o sujeito do conhecimento a regular e corrigir o desenvolvimento do conhecimento adaptativo. O desenvolvimento deve produzir estruturas lógicas para que o sujeito possa agir sobre o mundo de modo progressivamente mais flexível e complexo (RAPPAPORT, 2001).
Com a finalidade de estudar esse amplo objeto de estudo, ele investigou categorias complexas tais como tempo/espaço, lógica das classes e das relações, julgamento moral, pensamento e linguagem, entre outras. O estudo científico dos processos pelos quais o homem conhece a realidade e sua gênese foi denominado de “epistemologia genética”.
O interesse de Piaget acerca do