Psicomotricidade - Elementos psicomotores
Faculdade Mauá de Brasília
COORDENAÇÃO DINÂMICA GERAL (COORDENAÇÃO MOTORA)
É a colocação em ação simultânea de grupos musculares diferentes, com vistas à execução de movimentos amplos e voluntários mais ou menos complexos.
A Coordenação Dinâmica Geral implica no envolvimento das diversas partes corporais (tronco, braços, pernas) agindo coordenadamente num tempo e num espaço durante a execução de uma tarefa. Podemos visualizá-la facilmente nas crianças, quando elas estão brincando livremente, correndo, pulando ou subindo em árvores.
DEFONTAINE, citado por NEGRINE (1987 p.42), diz que a coordenação motora é a “união de movimentos harmônicos, que supõem a integridade e a maturação do sistema nervoso”. Esta afirmação enfatiza um aspecto importante no estudo da coordenação motora, pois mostra como a maturação do sistema nervoso influencia diretamente o desenvolvimento das fun ções psicomotoras. Compreender a relação da coordenação motora com o desenvolvimento do Esquema Corporal se torna fundamental para o bom andamento do processo ensino-aprendizagem, pois o grau de complexidade das tarefas planejadas deve estar condizente com o nível de maturação das crianças. Por exemplo: uma criança de três anos não apresenta maturidade para aprender a técnica de um nado como o “nado costas”, nem executar movimentos refinados e de grande precisão com as mãos.
LE BOULCH (1983, p.65) afirma que os exercícios de Coordenação Global “consistem em colocar a criança em situação de busca diante de uma tarefa global para encontrar um modo-resposta por meio de ajustamentos progressivos, permitindo assim a descoberta de uma nova praxia” (sistema de movimentos coordenados em função de um objetivo a ser