Teoria da Administração
As pioneiras da Administração foram: a Administração Científica e a Teoria Clássica. O fundador da Administração foi o engenheiro Taylor, que identificou três males nas indústrias (vadiagem sistemática, desconhecimento pela gerência do trabalho dos operários e falta de uniformidade dos métodos de trabalho). Para solucionar esse problema, Taylor propôs a Organização Racional do Trabalho (ORT), que se propõe a buscar a mais rápida e eficiente forma de se executar uma tarefa, substituindo assim a observação de companheiros vizinhos, o que levava a diversas formas de execução.
Com o mesmo objetivo da Administração Científica que era a produtividade, surgiu a Teoria Clássica de Henri Fayol. Que ao contrário de Taylor, que deu ênfase às tarefas, Fayol, por ter sido um homem de cúpula de grandes empresas, acreditava que a melhor forma para se atingir a eficiência era garantir a correta disposição dos órgãos componentes. Para que as organizações conseguissem dispor a organização da melhor maneira possível e, consequentemente, atingir a eficiência máxima, Fayol estabeleceu as funções básicas do administrador e da empresa, os elementos e princípios da Administração.
A teoria Clássica concebe a organização em termos de estrutura, forma e disposição das partes que a constituem, além do inter-relacionamento entre as partes. Restringe-se apenas apenas aos aspectos da organização formal.Para a Teoria Clássica, os aspectos organizacionais são analisadas de cima para baixo (da direção para execução), exatamente ao contrário da abordagem da Administração Científica.
Elementos da Administração
1. Elementos da Administração para Urwick
Para Urwick, uma empresa deveria ser desenvolvida atraves de sua organização. segue os sete elementos que propõe:
1. investigação
2. previsão
3. planejamento
4. organização
5. coordenação
6. comando
7. controle
2. Elementos da Administração para Gulick
Assim como Urwick, Gulick desenvolveu sete elementos