Resenha
Charles A Nelson III é professor de pediatria e neurociência e de psicologia em psiquiatria deHarvard Medical School Tem Doutorado,Nathan A. Fox é professor universitário em´rito do departamento de desenvolvimento humano e metodologia quantitativa da University of Maryland College Park,Charles H. Zeanah,Jr. é professor de psiquiatria e pediatria clínica da Tulane University e diretor executivo do Institute of Infant Early Childhood Mental Health dessa universidade.
Foi realizada uma pesquisa para saber o índice de desenvolvimento das crianças abandonadas, sendo algumas adotadas antes dos dois anos de idade e outras após esse período. O objetivo global é compreender até que ponto a carência e o crescimento precoce nos anos inicias da vida dessas crianças influencia no seu desenvolvimento.
E em uma ONG na Romênia foram selecionadas crianças de maneira aleatória, para que não houvesse interferência na pesquisa, e algumas dessas crianças foram adotadas para se saber se a adoção amenizaria os efeitos da educação. E as outras ficaram na instituição.
Já haviam estudos entre as décadas de 40-60 que apontavam que crianças criadas mesmo que por pais adotivos apresentavam desenvolvimento diferente das que permaneciam em orfanatos.
Foram realizados exames pediátricos com avaliações físicas e psicológicas, e logo após metade dessas crianças foram destinadas as famílias e mantida financiada pela equipe de pesquisas. E a outra metade foi deixada a “cuidados usuais”. Além de um terceiro grupo que não foi inspecionado e foi mandado para Bucareste para saber se o local de vivência também influenciava no desenvolvimento dessas crianças.
O resultado obteve números bem diferenciados, já que as crianças que foram adotadas apresentavam um Q.I. dez vezes maior que as crianças que permaneceram na instituição.Foi notado um impacto exorbitante