Psicometria e Fidedignidade
“Característica, particularidade ou condição do que é fidedigno, ou seja, autenticidade, veracidade”.
Mensurar um procedimento, como por exemplo, em Psicometria, sem risco de erro. Praticar um teste em uma pessoa, seguindo as regras básicas e necessárias, trará ao profissional um resultado que não deixará dúvidas. Traz solidez, constância de um determinado procedimento mesmo que executado por outras pessoas enquanto teste, terá resultados parecidos. Fidedignidade também da narrativa de uma história ou dados documentais.
Fidedignidade: Quão bom é o teste. Envolve:
Estabilidade no tempo
Consistência interna da escala
Podemos utilizar mais de um método para verificar a fidedignidade de um teste, principalmente quando queremos estabelecer a fidedignidade entre a estabilidade e a consistência.
Devemos especificar o tipo de fidedignidade (e o método empregado para determiná-lo), bem como o número e a natureza das pessoas da amostra.
Desse modo, os usuários do teste podem predizer se o mesmo será igualmente válido para o grupo no qual pretendem usá-lo, ou se ele será provavelmente mais ou menos confiável. Sinônimos de Fidedignidade
Sinônimo de fidedignidade: autenticidade e veracidade
Antônimos de Fidedignidade
Antônimo de fidedignidade: falsidade
Pela pesquisa pode se perceber que os testes psicológicos são vários e que existem também inúmeros estudos sobre como validar tais testas em escalas de medidas e testes psicométricos, onde passar por diversas perspectivas dependendo de onde será medido o teste. Segundo Pasquali: “ um teste é um procedimento sistemático para observar o comportamento e descrevê-lo com a ajuda de escalas numéricas ou categorias fixas.”1 Sendo assim, os testes psicométricos são indispensáveis para padronizar um determinado comportamento. Ou seja, cada padrão de comportamento determinará as escolhas que as pessoas irão fazer de acordo com os resultados já obtidos pelos testes.