Técnicas de exames psicológicos
Renata Fernandes Nunes
ESTUDO DIRIGIDO
Técnicas de Exames Psicológicos I
Porto Alegre/2015
1. Aponte quais são as quatro formas de categorização de testes.
Segundo a objetividade e padronização, segundo a forma de resposta, segundo o construto que medem e segundo o modo de aplicação.
2. Explique as diferenças existentes entre os testes psicométricos e os testes projetivos. Apresente um exemplo de cada um dos testes.
Psicométricos: são os testes que usam a medida para mensurar o fenomeno psicológico, embora os projetivos também utilizem números. Os psicométricos trabalham com escores e resultados certos ou errados com tarefas mais estruturadas e fazem uso de números. O que implica então, que a subjetividade do examinador não está colocada em jogo. Pois não depende de sua interpretação. Existe apenas a resposta certa ou errada.
Exemplo: BPR-5.
Projetivos: São testes que trabalham mais com a subjetividade do examinador. As respostas não são fechadas ou estruturadas. Isso é, não existe resposta certa ou errada.
Exemplo: teste Rorschach (teste das manchas).
3. Qual a origem e histórico da psicometria?
De acordo com Pasquali (2003) a Psicometria (mais precisamente os testes psicológicos) poderia ter tido origem numa das duas situações bastante distintas acima referidas: a psicologia de orientação empirista ou a psicologia mentalista de Binet, na França. Desta feita, Binet e Simon (1905) utilizavam processos mentais enquanto que Galton (1883), Spearman (1904b) e outros empiristas faziam uso de processos comportamentais, mais precisamente, sensoriais. Contudo, embora os testes de inteligência de Binet tenham tido muito sucesso na Psicologia, não foi da sua orientação que se deu origem a Psicometria, ela teve origem no enfoque empirista da psicologia da época.
Segundo Pasquali, a origem da Psicometria deve ser procurada nos trabalhos do estatístico Spearman (1904ª, 1904b, 1907 e 1913) e, no que se refere à